Secretária de Assistência Social esteve na tarde de ontem na Câmara Municipal para apresentar resultados de seus trabalhos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A secretária de Assistência Social de Votuporanga, Marli Beneduzzi Pignatari, fez balanço de sua pasta referente ao segundo semestre do ano passado, na Câmara Municipal na tarde de ontem, durante uma audiência pública. Questionada pelo vereador André Figueiredo sobre a distribuição de cestas básicas, ela disse que muitas pessoas contempladas buscam diretamente nas entidades cadastradas, o que facilita o trabalho da pasta. Devido ao atendimento, não existe mais lista de espera.
Os vereadores questionaram Marli sobre as ações da Assistência Social, que é direcionada a atender pessoas carentes.
Conquista
Entre as ações de sua pasta, ela contou que em breve a cidade ganhará mais um Cras (Centro de Referência de Assistência Social), sendo esta a quarta unidade. A proposta é atender em todos os bairros.
Ela contou que, primeiramente, todo atendimento social deve ser realizado no Cras, para ser distribuído em seguida ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou a outros programas sociais. Somente na unidade do Cras Norte, foram 1.858 atendimentos em 2013. O Cras Sul, que abrange a região do São João, atendeu mais de 4.300 pessoas no ano passado.
Ajuda
A secretária explicou que somente em Votuporanga existe um repasse de 7% do orçamento municipal para a Secretaria de Assistência Social, enquanto que muitas outras prefeituras ajudam somente com 2% para a área. Na opinião dela, mesmo com este valor ser alto em comparação com outras cidades, é preciso ter mais de dinheiro devido a grande quantidade de projetos realizados pela pasta.