Ele foi bispo diocesano de São José do Rio Preto por sete anos; párocos de Votuporanga comentam sobre a escolha do papa
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O papa Francisco anunciou no domingo (12) que o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, será cardeal da Igreja Católica. No total, serão 19 novos cardeais. Dom Orani foi bispo da diocese de São José do Rio Preto por sete anos, a quem Votuporanga está subordinada.
Foi a primeira vez que o pontífice anunciou nomes para este cargo da Igreja Católica desde que assumiu, em março de 2013. Já havia a expectativa de que Dom Orani fosse nomeado desde antes da saída de Bento XVI, mas a renúncia do papa atrasou a nomeação que manteve a tradição na arquidiocese.
O pontífice argentino deve reunir em consistório os cardeais do mundo inteiro em 22 de fevereiro, quando os nomes anunciados neste domingo receberão o título.
O que é ser cardeal?
Considerados os “senadores” ou “príncipes” da Igreja Católica, os cardeais têm a função de auxiliar o papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a administração da Igreja. Eles também participam, até completarem 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo papa.
Merecedor
O jornal A Cidade conversou com dois padres de Votuporanga para repercutir a escolha do papa Francisco. O pároco Gilmar Margotto, da Igreja Nossa Senhora Aparecida, acredita que o anúncio de Dom Orani para cardeal possibilita maior conhecimento da realidade do Brasil. “É uma maneira do papa acompanhar mais de perto a América Latina”, disse.
Ele afirmou ainda que a Igreja Católica estava há muito tempo observando o trabalho de Dom Orani. “Pelo trabalho que desenvolveu em Rio Preto, ele foi para o Pará. Enfrentou grande desafio, organizou arquidiocese e foi transferido para Rio de Janeiro, considerada uma arquidiocese difícil. Ele é cardeal por um todo, pela sólida espiritualidade que tem e possui conhecimento claro da doutrina da Igreja”, frisou.
O padre José Américo, da Paróquia Santa Joana, disse que o anúncio representa um grande avanço da Igreja no Brasil, devido a importância do cargo de cardeal. “Nada mais que merecedor. Dom Orani foi uma escolha bem feita. Temos uma amizade muito boa, sempre foi muito solícito”, comentou.