Lia explicou que em 2010, comércio aberto foi um fracasso
Andressa Aoki
Em entrevista ao jornal A Cidade, a presidente do Sincomerciários, Maria Augusta Caetano Marques dos Santos, a Lia, falou sobre o acordo do horário de funcionamento. Ela explicou que o horário de Carnaval é decidido em convenção juntamente com o de Natal.
Segundo ela, as lojas optam por não trabalhar na véspera do dia 4, inclusive os grandes magazines. “Uma vez, o comércio abriu e foi um fracasso. O que vende nesta época é a bebida, a alimentação”, disse.
A presidente do Sincomer-ciários se referiu ao ano de 2010.
Nas negociações sobre o período de abertura do comércio durante as festividades natalinas em 2009, ficou acertado também entre os Sindicatos do Comércio Varejista e dos Comerciários o funcionamento das lojas em Votuporanga na 2ª feira de Carnaval do ano seguinte. Ficou estabelecido, também, abertura às 13h e o fechamento às 18h.
Na época, surgiram rumores de que alguns estabelecimentos comerciais, quebrando os termos do acerto, não abririam suas portas durante o Carnaval, “emendando” o feriado prolongado.
Os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista, João Herrera Martins e o então responsável pela Associação Comercial, Nelson Gorayeb, diante dessas informações procuraram agir de imediato e conseguiram a confirmação de que as lojas iriam funcionar.