Karolline Bianconi
Prevenção. Esta é a ordem para se evitar acidentes de trabalho, seja por parte dos trabalhadores ou dos empresários.
A medicina evoluiu com o passar dos anos, como todos sabem, e está atuando também no mercado de trabalho. Hoje, para que um funcionário exerça uma função, ele passa por uma consulta médica e até vários exames clínicos são cobrados.
Para realizar determinada tarefa, é importante que o trabalhador use o EPI. “Ainda existem empresas que apresentam resistências na aquisição destes materiais; outras cedem, mas nem todos os funcionários querem usar. Sempre há uma resistência”, destacou o técnico em segurança do trabalho, Marcos José Mattos Pelaio.
O principal motivo de muitos funcionários não usarem equipamentos de proteção, como luvas, capacetes, máscaras e tampões de ouvido, é a autoconfiança. “Eles acham que nunca acontecerão nada, que vai dar tempo, só que quando ocorre algo pode ser tarde demais. Sempre é indicado prevenir”, explicou.
Na maioria das ocorrências, as pessoas que sofrem acidente de trabalho ocasionam lesões nas mãos e dedos; são atingidas com corpo estranho nos olhos (pó ou pequenas lascas de madeira –ferpa), queimaduras em geral, queda de altura, entre outras.