Serviço especializado móvel atendeu 34 trotes em novembro, ação que prejudica quem realmente precisa ser socorrido
Leidiane Sabino
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Em um balanço divulgado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em 2013 foram recebidas em média 1.618 chamadas por mês para diversos tipos de ocorrências.
São em média 382 serviços de regulação médica com orientação por mês, nestes casos, o atendimento acontece por telefone, geralmente sanando alguma dúvida do morador; a USA (Unidade de Suporte Avançado) foi acionada 42 vezes por mês; já a unidade de suporte básico foi chamada 1.036 vezes ao mês.
De todo o ano, segundo balanço que leva em consideração de janeiro a novembro de 2.013, o mês de maio foi o que mais recebeu ligações, em todos os sentidos, superando a média anual. Foram 1.838 atendimentos, sendo 464 de regulação; 55 serviços com a unidade avançada; e 1.168 com a de suporte básico.
Dos serviços mais acionados, destaque para os atendimentos clínicos, que foram em média 362 por mês; e 147 por traumas (acidentes em geral).
Em novembro de 2013, o serviço recebeu 34 trotes. Apesar de, ao longo do ano, o número de trotes ter sido menor do que em relação aos anos anteriores, eles prejudicam os atendimentos, já que ocupam a equipe de regulação, que poderia dar suporte a uma ocorrência séria.