Segundo o presidente da AMA, a gestão municipal de resíduos sólidos (lixo urbano) é uma das maiores preocupações dos prefeitos
Presidente da AMA, Jurandir Barbosa de Morais
O secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, irá se encontrar, no próximo dia 10, em Nhandeara, com os prefeitos da região Noroeste do Estado para debater a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos. O encontro ficou definido em reunião realizada ontem, na sede da Secretaria, com o presidente da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, Jurandir Barbosa de Morais, prefeito de Nova Aliança.
Segundo o presidente da AMA, a gestão municipal de resíduos sólidos (lixo urbano) é uma das maiores preocupações dos prefeitos. “O prazo para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) termina este ano, mas, apesar dos avanços muitas das diretrizes inovadoras não saíram do papel. Entre elas está o plano municipal com o planejamento de longo prazo”, declarou Jurandir de Morais.
Ele explicou que a vinda do secretário Bruno Covas tem por objetivo esclarecer os prefeitos associados à AMA sobre qual a melhor forma de implantar a política municipal de resíduos sólidos. Esse é o primeiro encontro que a AMA promove, este ano, com um secretário de Estado. A ideia é realizar mensalmente esse tipo de encontro com os demais secretários do Governo do Estado para discutir os problemas que afetam os municípios. Nhandeara foi escolhida para sediar a reunião porque ficou estabelecida pela atual diretoria uma política de des-centralização das ações da AMA, que tem sede em Rio Preto.
Outro tema que também será debatido com os prefeitos na reunião de Nhandeara é o Programa Município Verde Azul, um programa ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda Ambiental Estratégica.