Palhaços de Plantão inovam e criam até bloco de Carnaval para estimular os pacientes
Karolline Bianconi
Pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e demais alas da Santa Casa de Votuporanga receberam ontem o Bloco do Riso Solto. O trabalho voluntário é realizado pelo grupo Palhaços de Plantão.
Como já é Carnaval, o grupo trouxe a temática para o hospital, atraindo a atenção de todos. Na quarta-feira eles fizeram um desfile, com direito a músicas carnavalescas com temas da saúde e até mesmo escolha da rainha, promovendo uma verdadeira festa de Carnaval.
Ações como essas permitem a distração do paciente, de forma que não se preocupem com o problema de saúde que os levaram ao hospital, permitindo até mesmo que a melhora do estado clínico seja mais rápida. Esse trabalho é compreendido pela Santa Casa como de grande importância e integra as políticas de Humanização do atendimento hospitalar.
Pacientes aprovam iniciativa
Por onde passavam, sorrisos e gargalhadas eram despertados nos pacientes que ali estavam. Uns acanhados, outros mais participativos, sediam às brincadeiras do grupo. Rosa Maria Pastoreli estava como acompanhante na Santa Casa. “Fica um ambiente muito gostoso, eu gosto da alegria”, disse.
“A gente esquece a dor”, falou Maria Alice Giolo. Ela deve ficar ainda dois dias no hospital, mas com a animação do bloco nem se lembra do tratamento médico.
Conceição da Silva Graciano disse que o clima no hospital fica agradável quando o grupo aparece. “Eles cantam música, divertem a gente”, disse.