Segundo Silvia Cristina Rodolfo, programa tem como objetivo apoiar a formação de líderes
O psicólogo britânico Adrian Ingham está novamente em Votuporanga ministrando a segunda e última etapa do curso “Liderança Escolar Connecting Classrooms”, promovido pelo British Council (Conselho Britânico) em parceria com o ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) do Noroeste Paulista.
Nesta segunda etapa do curso o psicólogo abordará temas como Compreendendo a Motivação da Equipe, Desenvolvimento Pessoal e Liderança Descentralizada, Felicidade e Bem-Estar nas Escolas, Desenvolvendo Escolas e Salas de Aula Inclusivas, Voz do Aluno, Liderança Estudantil, Comunicação para a Melhoria Escolar, Visão para o Futuro, Coaching para Ações Futuras, entre outros.
“O Programa de Liderança de Votuporanga foi concebido para atender às necessidades dos líderes de escolas locais num contexto internacional de pesquisa sobre a forma mais eficaz de se conseguir melhorias nas escolas. Mas, apesar dessa perspectiva do programa se inserir num escopo internacional, o foco é direcionado para analisar como essa perspectiva mais ampla pode fomentar o desenvolvimento de soluções locais”, afirmou Ingham.
Para a coordenadora geral do Arranjo e secretária municipal da Educação de Votu-poranga, Silvia Cristina Rodolfo, o programa tem como objetivo apoiar a formação de líderes, capazes de implementar ações direcionadas ao aprendizado do aluno. “O curso enfatiza a liderança compartilhada e não a transferência de soluções, já que os profissionais que estão sendo capacitados devem, com este aprendizado, criar soluções para os desafios que surgem em suas escolas juntamente com seus colegas de trabalho”.
Durante sua explanação, Ingham destacou a importância do trabalho em equipe e falou sobre a diferença entre gestão e liderança onde gestão significa eficiência com sistemas e procedimentos e liderança é a efetividade na visão e direção. “Duas pessoas trabalhando juntas é muito melhor do que duas pessoas trabalhando separadas. Se você falha em planejar você planeja a falhar”, afirmou.
Ao todo o programa tem uma carga horária de 64 horas divididas em 24 módulos e traz também temas que inserem as escolas no mundo globalizado, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para a economia mundial. No início de dezembro do ano passado os gestores participaram da primeira etapa do curso e até quinta-feira (20/2), das 8h às 17h, será concluída esta segunda etapa com a entrega de certificados.