Prefeito Junior Marão autorizou mudança após saber, por vereadores, as condições de risco que proprietários trabalhavam
Karolline Bianconi
Pensando na possível falta de água que a cidade pode ter caso não chova, o vereador Osvaldo Carvalho também quer estimular os moradores da cidade a economizar água.
Na última sessão da Câmara, ele apresentou uma indicação ao superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, para que conceda desconto nas contas de água a todos os consumidores que reduzirem o consumo, a exemplo do que a Sabesp vem realizando.
No último dia 5, o jornal A Cidade divulgou que a falta de chuva fez cair em 20% o armazenamento de água nos reservatórios da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga). A situação, segundo a autarquia, ainda não é alarmante, mas a população precisa economizar.
Funcionando com 80% de sua capacidade de armazenamento de água, a Saev diz que, por enquanto, não há risco de racionamento no município.
Para ajudar, o morador pode restringir o uso da água apenas para as necessidades básicas, evitando assim lavar calçadas, quintal, carro, entre outros.
Futuramente, a Saev deve sanar definitivamente esta preocupação com a falta de água. Serão construídos dois poços profundos, que vão garantir abastecimento para toda a população da cidade para os próximos 30 anos.
Nota da Saev
A Saev Ambiental informa que não é possível conceder mais descontos na conta de água do município, como a Sabesp está fazendo em alguns municípios, devido ao valor que a população paga pelo benefício que já é 32,33% mais barata que a tarifa da Sabesp. Enquanto uma família que consome 10 m3/mês paga R$ 19,87 em Votuporanga, nas cidades administradas pela Sabesp esta mesma conta ficaria em R$ 29,36.
Para estimular a economia de água, a Saev iniciou uma campanha de conscientização na imprensa na qual alerta para o uso consciente da água, como não deixar torneiras abertas ou pingando, não lavar quintal, calçadas ou o carro em casa, ser rápido no banho, enfim, orientando a população a evitar o desperdício.