Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
No mundo cada vez mais tecnológico, o que se tornou indispensável foi o uso da internet. Pensando nesta demanda, a Prefeitura de Votuporanga lançou em 2012 o programa “Internet Gratuita”. Mas, pelo número de usuários, o projeto não conseguiu muitos adeptos.
De junho de 2012 até o momento, cerca de 60 residências da Zona Norte possuem o serviço. Número baixo comparado com a quantidade de moradores naquela localidade, cerca de 25 mil.
A Zona Norte foi selecionada para que o projeto fosse instalado a princípio e depois expandido para o Distrito de Simonsen. Durante o lançamento, o prefeito Junior Marão chegou a expor sua vontade de levar a “Internet Gratuita” para toda a cidade. “O investimento é muito alto, gira em torno de R$ 1,5 milhão”. Por causa da baixa adesão, não há previsão de quando “Internet Gratuita” será levada ao restante de Votuporanga.
O investimento da Prefeitura fica em torno de R$ 3 mil por mês para manter essa baixa demanda. A maior parte dos recursos necessários para a implantação do projeto foi repassada pela Câmara Municipal, através da devolução do dinheiro de custeio não utilizado pelo Legislativo.
Votuporanga seria a única cidade a contratar esse serviço dentro de todas as normas exigidas pela Anatel (Licença de Comunicação Multimídia).