Ação faz parte da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde, que visa implantar os testes rápidos para diagnóstico
Da Redação
O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quinta-feira, dia 13, a implantação dos testes rápidos de HIV e Sífilis na Atenção Básica, no Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso”, no bairro Palmeiras I. Essa é a primeira Unidade de Saúde do município a instituir e disponibilizar esses testes aos pacientes. Na oportunidade, os funcionários da Unidade foram capacitados pela enfermeira- coordenadora municipal DST/ Aids, Léa Cristina Bagnola, que forneceu orientações e detalhes técnicos sobre a aplicação dos testes rápidos. “As gestantes serão submetidas ao teste com prioridade, e em seguida, será aberto a todos os atendidos da Unidade, sempre por meio de agendamento”, destacou a coordenadora.
Essa ação faz parte da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Até ano passado, os testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis eram oferecidos exclusivamente pelos serviços especializados, como o próprio SAE, maternidades e prontos-socorros. E, a partir de agora, por meio de uma determinação do Ministério da Saúde, as Unidades de Saúde passam a fornecer esses exames.
De acordo com a enfermeira do SAE, Leiliane Scarpa, espera-se implantar o teste rápido em todas as 15 Unidades de Saúde de Votuporanga, até o final deste ano. “As enfermeiras responsáveis das Unidades receberam capacitações em novembro de 2013, e neste segundo momento, iremos treinar os demais funcionários das Unidades e implantar a realização testes rápidos”, afirmou Leiliane.