Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Procon de Votuporanga é conveniado ao Sistema Nacional de Informação ao Consumidor (Sindec) e integra um serviço que disponibiliza na internet as principais empresas reclamadas pelo consumidores. Em 2014, até o momento, as empresas de telefonia móvel e financeiras são que receberam o maior número de críticas.
Juntas, estas instituições ficam com as seis primeiras posições do ranking estabelecido pelo Procon local.
O que também chama atenção é a porcentagem de solução dos casos, que chega a 100% em algumas situações. Das 30 empresas citadas neste ano, oito resolveram todos os problemas apontados, outras seis sanaram pelo menos 70% das situações.
Até o momento, foram 410 reclamações no ano, referentes a diferentes serviços prestados.
Na maioria dos casos, os consumidores reclamam de cobranças indevidas ou abusivas, descumprimento de prazos, entre outros.
Internautas podem consultar os dados pelo site: http://sistemas.procon.sp.gov.br/rank_estadual2/?m=rank_atend&cid=3 . Lá estão o número de reclamações e quais as empresas mais citadas no Estado de São Paulo e em Votuporanga.
Andréa Thomé, diretora do Procon de Votuporanga, disse que as 10 primeiros empresas que lideram o ranking neste ano terão atenção especial do Procon. A proposta é fazer com que elas saiam da lista das mais reclamadas, assim como as demais que integram o ranking, para que passem a oferecer, de fato, o que prometem ao consumidor.
O Procon de Votuporanga fica na rua São Paulo, 3741, com horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O telefone para mais informações é (17) 3422-8930.