A partir de agora, alunos dos sextos aos nonos anos das unidades escolares do município receberão fio dental e escova
Da Redação
A equipe de prevenção em saúde bucal da Secretaria de Saúde recebeu nesta semana o novo material educativo sobre as doenças mais comuns.
O conteúdo será trabalhado com alunos das escolas do município, pacientes especiais, inclusive nas próprias unidades de saúde com os grupos de idosos e de jovens do Prosad (Programa Saúde do Adolescente).
O kit é composto por um modelo de arcada dentária com escova dental em tamanho grande, escova para prótese, limpador de língua, dedeira infantil, escova interdental, fio dental, modelo evolutivo da cárie e de doença periodontal e fantoches.
Para a aquisição desses objetos foram investidos R$ 5 mil; custeio integral do Ministério da Saúde.
O gerente do CEO (Centro de Especialidades Odontológi-cas), Édson Capel, explica que todo material adquirido servirá para que os dentistas possam dar apoio às equipes de prevenção que atuam nas escolas. “O serviço expandiu e a partir de agora, os profissionais que atuam nas unidades vão colaborar nesse trabalho de prevenção às doenças bucais”, conta o gerente.
Nesta semana, uma reunião foi realizada na Secretaria de Saúde para orientar os dentistas, que passarão a desenvolver algumas atividades junto à equipe de prevenção.
Fio dental e escova
A partir de agora, alunos dos sextos aos nonos anos das unidades escolares do município receberão fio dental e escova. As crianças de 03 a 11 anos, também matriculadas na rede de educação, já ganhavam o objeto, substituído por duas vezes ao ano.
Dentes cariados
O índice CPO-D, um levantamento epidemiológico de saúde bucal, divulgado em 2013, mostra o panorama das condições dentais de crianças de cinco anos em todo país. Segundo o diagnóstico, no Brasil, cada criança nessa faixa de idade possui em média 2,43 dentes cariados. Na região sudeste, esse número cai para 2,10 .
No município de São Paulo, 2 dentes cariados; enquanto, Votuporanga apresenta uma média de 1,28 por menor – quantidade bem abaixo da média nacional.
“O resultado desse levantamento é consequência de todo um trabalho de prevenção sério e estruturado”, declara Capel.
Em Votuporanga, a equipe de prevenção em saúde bucal é formada por quatro dentistas e auxiliares odontológicos.