Estacionar em local irregular é uma infração grave, gera multa no valor de R$ 127 e o condutor perde cinco pontos na carteira
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Estacionar em local irregular é uma infração grave, gera multa no valor de R$ 127 e ainda o condutor perde cinco pontos na carteira de habilitação, porém, parece que alguns motoristas de Votuporanga não se importam muito com estas punições. Leitores do jornal A Cidade manifestaram indignação com relação a alguns flagrantes que fazem pelo município e enviaram algumas fotos que comprovam a situação. Recentemente, a Secretaria Municipal de Trânsito anunciou que intensificou a fiscalização aos veículos estacionados na Praça Doutor Fernando Costa, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. De acordo com a pasta, os fiscais estão de olho em todos os pontos da cidade. É melhor o motorista tomar cuidado.
Sobre a Praça Doutor Fernando Costa, o titular de Trânsito, Alberto Casali, afirma que o costume de deixar o veículo no local vem de longa data, especialmente nos horários de missa, porém não é permitido. “A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança estuda formas de conscientizar os condutores e organizar essa situação, pois trata-se de um passeio público, ou seja, há transição de pedestres no espaço não sendo possível o tráfego de veículos”, disse.
Os leitores manifestaram também o desejo de que a praça possa ser utilizada de forma regular como estacionamento, devido a falta de vagas no centro da cidade. Porém, de acordo com Casali, justamente por se tratar de passeio público, esta mudança não é permitida.
Os 15 agentes da Prefeitura verificam o andamento do trânsito especialmente em horário comercial. No período noturno, a ronda é realizada em parceria com a Polícia Militar.
Para oferecer mais vagas de estacionamento na área central, a Secretaria estuda alterações na rua São Paulo e também estimula a rotatividade nos pontos abrangidos pela Área Azul.
De acordo com Casali, a pasta trabalha atualmente em duas vertentes: está em estudo uma campanha em parceria com a Secretaria da Educação para orientação das crianças nas escolas. “Dessa forma, compreendemos que os pequenos ajudarão a fiscalizar e cobrar um bom comportamento dos pais na direção dos veículos. Outra maneira é informando os condutores sobre novos procedimentos da Secretaria de Trânsito e também relembrando sobre as leis de trânsito vigentes no país através das mídias”.
Motos
Com relação às motocicletas que usam vagas destinadas para carros, elas precisam contar com cartão de Área Azul, caso contrário, serão autuadas.