Até o momento, são 164 casos; serviços médicos da cidade podem concluir diagnóstico clinicamente, sem necessidade de exame
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga está com epidemia de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde enviou um alerta, informando que, desde ontem, está oficializada a confirmação do diagnóstico de dengue por critério clínico-epidemiológico.
A medida se deve ao fato de o município ter atingido um coeficiente de incidência da doença maior que 300 casos/ 100 mil habitantes, no período de sazonalidade da dengue (junho de 2013 a fevereiro de 2014), caracterizando uma epidemia da doença. Isto significa que a notificação compulsória da doença pode ser encerrada sem que haja a necessidade do exame de sorologia confirmatório. Os serviços médicos de saúde da cidade ficam, assim, autorizados a concluir um diagnóstico clinicamente, sem a obrigatoriedade do exame confirmatório. “Cabe ressaltarmos ainda que o profissional médico que assiste ao paciente pode julgar necessária a solicitação desta sorologia para a elucidação diagnóstica, mesmo sem valor epidemiológico”, ressaltou a secretária Fabiana Parma.
Números
Neste ano, até o momento, o município registra 164 casos da doença. No ano passado, foram 1.454 confirmações. Em 2012, eram apenas 15.
Já em 2011, 269 notificações e em 2010, 1.074. Em 2009, foram 316 casos.
Carnaval
A Secretaria orientou ainda que é no Carnaval a época do ano que o número de pessoas que circula pela cidade aumenta, principalmente, com a vinda de foliões de diversas regiões do país; e como consequência, os focos e casos de dengue chegam a dobrar.
É preciso adotar cuidados importantes, como: fechar tampas do vaso sanitário e da caixa d’água; retirar água dos pratos de vasos de plantas; lavar bem os bebedouros de animais e aves.