Venda de material reciclável proporcionou a aquisição de duas unidades, que são distribuídas a moradores
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) entregou ontem uma das cadeiras de rodas, fruto de uma ação social que envolveu seus alunos e estudantes das escolas da rede pública da cidade. O beneficiado foi o senhor Nagatosi Sawamura, de 93 anos, que teve uma fratura do fêmur.
Esta iniciativa do Cebrac é dividida em três etapas. Na primeira acontece a compra das cadeiras, na segunda, o ecopedágio, com doação de sementes e mudas de plantas aos moradores da cidade e, na terceira, arrecadação de brinquedos para entrega no dia das crianças.
A verba para a compra de duas cadeiras foi arrecadada com a venda dos materiais recicláveis (latinhas e garrafas pet) doados pelos estudantes do município.
“Para nós, a comunidade tem um papel muito importante neste trabalho. Os pais acabam se envolvendo com as crianças e ajudam na arrecadação. Em algumas escolas, os alunos recolhem doações até em dias de chuva”, disse Ademir Luiz Comin, diretor da escola.
Como prêmio, o aluno de cada unidade que juntar mais material, recebe um tablet.
A intenção destas campanhas é envolver ativamente os estudantes, tornando-os cidadãos com senso crítico mais aguçado com as questões de sustentabilidade.
O Cebrac oferece em Votu-poranga aproximadamente 40 cursos profissionalizantes e é considerada a segunda franquia mais sustentável do Brasil. A escola tem o Eco Cebrac, uma área específica para cuidar de ações sustentáveis e campanhas baseadas no tema, gerando mobilização e engajamento de pessoas em todo o Brasil.