No momento, está sendo implementado o primeiro Nasf I, no setor Sul do município
Maria Ignez de Lima Pedroso é fonoaudióloga do Nasf
Leidiane Sabino
O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) foi criado pelo Ministério da Saúde no ano de 2008. Em Votuporanga, ele foi implantado no ano de 2010 e, desde o final de 2013, passa por um processo de reestruturação.
Tem como objetivo fortalecer as Estratégias de Saúde da Família e ampliar a abrangência das ações da atenção básica.
Atualmente, o órgão conta com fisioterapeuta, psiquiatra, clínico geral, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social. Cada profissional, além de participar da reunião em grupo, que acontece toda segunda-feira, também tem a sua agenda individual nas unidades de saúde atendidas pelo núcleo.
“O Nasf atua de forma integrada com a rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas em conjunto com as equipes de Saúde da Família; prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contra-referência; e prioriza as ações voltadas à Promoção da Saúde”, explicou Maria Ignez de Lima Pedroso, fonoaudióloga do núcleo.
Projetos
No momento, está sendo implementado o primeiro Nasf I, no setor Sul do município, que abrange: Consultório Municipal Dr. Gumercindo Morales Hernandes (três equipes de Saúde da Família); Consultório Municipal Dr. Ruy Pedroso (três equipes de Saúde da Família); Consultório Municipal Jerônimo Figueira da Costa Neto (três equipes da Saúde da Família).
Posteriormente, será também implantado um outro Nasf I no Setor Norte do município.