Mercado em Geografia é amplo, e de acordo com o ex-aluno da UNIFEV, Leonardo Pellegrini as oportunidades são enormes
Os conhecimentos adquiridos por um geógrafo não estão restritos somente aos nomes dos rios que cortam o país ou, quem sabe então, a qual é a capital da Etiópia. Com toda a certeza, o profissional saberá responder a todos os questionamentos citados, entretanto, o universo da Geografia possui uma imensidão bem maior do que podemos imaginar, além da lousa, giz e sala de aula.
Questões políticas, socioeconômicas e demografias são pautas de importância discutidas e desenvolvidas com o auxílio de geógrafos. Planejamentos urbanos, construções de rodovias e ocupações rurais tratam-se de planos abordados juntamente com um profissional da área.
Em 29 de maio, é comemorado o Dia do Geógrafo, profissão escolhida por milhares de brasileiros. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em uma pesquisa divulgada em 2012, no país, existem 122 cursos presenciais de bacharelados em geografia e somente um a distância.
Segundo o egresso Leonardo Pellegrini Mottos, 30 anos, formado em Geografia - Licenciatura e Bacharel, no ano de 2006 pela UNIFEV, as possibilidades são variadas no mercado de trabalho, e as oportunidades crescentes. “Em relação ao bacharelado tenho conversado com amigos que seguiram este campo da geografia, e a procura por profissionais aumentou nos últimos anos, tanto em pequenas empresas como nas grandes como Petrobrás e Vale do Rio Doce”, ressalta.
Para o ex-aluno, as lembranças da Instituição são as melhores. “De todos os docentes que passaram ao longo da graduação alguns nos acompanharam do primeiro ao último dia de aula. Quanto aos amigos, tenho vários contatos até os dias de hoje. E todos de alguma forma, foram importantes para meu crescimento pessoal e profissional”, diz.
Apesar da pouca idade, o profissional já possui uma lista de respeito em seu currículo com experiências em importantes colégios da região. Atualmente, o professor se divide entre o prazer de lecionar e um curso de extensão profissional em um dos maiores cursos Pré-Vestibulares do país, o Anglo Tamandaré, localizado em São Paulo. “Semanalmente vou à capital acompanhar o supervisor de Geografia do Anglo, responsável pelo material didático do sistema, e trocamos experiências de como estruturar os conteúdos das aulas para cursos pré-vestibulares. É uma oportunidade indescritível que já traz bons frutos.”
Para os futuros geógrafos, Leornado Pellegrini deixa uma mensagem valiosa. “Nunca faltou trabalho. Antes mesmo de concluir a graduação, em 2004, já estava empregado. O bom humor é essencial para criar uma atmosfera de prazer no ambiente de trabalho, em especial com os demais profissionais da escola. Ir para o trabalho feliz faz de você um profissional diferenciado. A humildade estreita os laços, principalmente com os outros companheiros de profissão. Os profissionais humildes estão abertos a novas possibilidades dentro do ambiente de trabalho, em especial para as trocas que trazem crescimento e amadurecimento profissional”, finaliza.