Devido ao crescimento do setor, estimativa é que até 2016, Votuporanga tenha mais 80 unidades abertas e gerando empregos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Hoje, 25 de maio, é lembrado como o Dia da Indústria, setor que sempre está em crescimento devido a demanda de produtos e serviços oferecidos.
Existem vários segmentos da indústria em Votuporanga, passando pela metalúrgica, confecção, gêneros alimentícios, entre outros, mas o grande foco é o moveleiro. Em breve a cidade ganhará duas usinas, sendo uma de energia fotovoltaica e da borracha, gerando ainda mais empregos.
Dados
De 2009 até o ano passado, foram abertas 174 novas indústrias. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, prevê que, se for analisado o histórico de abertura de indústrias dos últimos anos, estima-se que cerca de 80 unidades se instalem no município até 2016. Atualmente existem mais de 500 indústrias que empregam mais de 7 mil pessoas na cidade. O 7º Distrito Industrial, espaço onde ocorreu a Expô/Fisav em 2013 está em fase de regulamentação e a previsão de entrega é até o final deste ano. Votuporanga receberá ainda o 8º DI, nas proximidades do bairro Monte Verde e o 9º, em Simonsen.
Na opinião de Vicentini, comemorar o dia da indústria na cidade é lembrar também das grandes empresas que fizeram história e ajudaram a impulsionar o setor. “Temos que voltar no tempo e lembrar a AB Pereira, Ferrari (de bebidas), Davanço, entre outras. Todas contribuíram para o que temos hoje”, falou.
Ele disse que o setor gera renda para a cidade, além da quantidade de empregos oferecidos. O secretário ainda comentou que a atual administração tem dado apoio na vinda de novas empresas, doando áreas para a instalação dos negócios. “Devido a isto, todo ano nós recebemos indústrias no município”.