Criança de um ano faleceu na tarde do dia 14 de maio; Secretária confirma 2.139 pessoas com a doença em 2014
Secretaria de Saúde orienta a população a prevenir esta grave doença
A Secretaria Municipal de Saúde confirma o segundo óbito por dengue de Votuporanga. Trata-se de uma criança de um ano, ocorrido na tarde do dia 14 de maio. A paciente faleceu na UTI pediátrica de Araraquara/ SP e em seu atestado de óbito consta choque séptico com coagulação intravascular disseminada.
Segundo relatório recebido, a criança foi atendida pela rede de saúde privada e já estava há algum tempo em investigação clínica de outros diagnósticos, por apresentar quadro de deficiência imunológica a esclarecer. Deu entrada no pronto socorro em 9 de maio de 2014, às 17h24, e recebeu todos os cuidados clínicos necessários até ser transferida para a UTI pediátrica de Araraquara, com hipótese diagnóstica de sepse (infecção generalizada). No dia 13, foi coletada a sorologia para dengue, realizada no Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto.
Até o momento, Votuporanga contabilizou 2.139 casos da doença. No ano passado, foram 1.454 casos positivos e nenhum óbito.
A Secretaria de Saúde orienta a população a prevenir esta grave doença, retirando todo o lixo ou entulhos de seus imóveis ou terrenos, estejam eles habitados ou desocupados, já que as larvas do mosquito transmissor da dengue se proliferam em qualquer tipo de recipiente que possa armazenar o mínimo de água possível; desde tampinhas de garrafas até garrafas pet, latas, baldes, bebedouros de animais, vasos, plantas e outros.
Em 2014, a Secretaria já realizou pulverização com bomba costal em 16.568 imóveis. A ação é feita nas residências, em torno dos casos de dengue confirmados. A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) do estado de São Paulo também realizou pulverização ambiental, nas ruas de Votuporanga, principalmente, nos bairros mais acometidos.
Por se tratar de uma doença de notificação compulsória (obrigatória), a Secretaria de Saúde solicita a colaboração de todos os profissionais de saúde, inclusive os da rede privada, para que notifiquem os casos suspeitos de dengue à Vigilância Epidemiológica do município.
O primeiro caso de óbito por dengue em Votuporanga ocorreu na madrugada do dia 22 de abril, com o falecimento de uma paciente de 46 anos. A vítima foi atendida em um hospital particular de São José do Rio Preto.
Box
Sinais e Sintomas da Dengue
A população deve estar alerta aos sintomas da dengue:
- dor de cabeça, nos olhos, músculos e articulações;
- febre alta de 5 a 7 dias;
- manchas avermelhadas por todo corpo;
- falta de apetite e fraqueza;
- na forma hemorrágica, apresenta sangramentos internos e/ou mucosas.