Veículo zero quilômetro dará mais mobilidade aos profissionais para atendimento das ocorrências e viagens com assistidos
O Conselho Tutelar de Votuporanga recebeu nesta semana um kit composto por cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro e uma geladeira, além de um carro zero quilômetro que contribuirá para o atendimento das ocorrências do órgão. A chave do carro foi entregue nesta semana para a secretária de Assistência Social, Marli Beneduzzi Pignatari, por meio dos vereadores Jurandir Benedito da Silva e Douglas Lisboa. A conquista foi viabilizada pela emenda parlamentar do deputado federal Arlindo Chignalia, que atendeu a reivindicação dos legisladores e do presidente do Diretório Regional do PT em Votuporanga, José Roberto Garcia, também presente na entrega.
Ocorrências
Segundo relatório de atividades desenvolvidas pelo órgão, de janeiro a maio deste ano foram registradas mais de três mil ocorrências, sendo as mais comuns os atendimentos na sede do Conselho; as orientações oferecidas à famílias, em escolas e judiciais e as visitas domiciliares. O Conselho Tutelar ainda atua com encaminhamentos e requisições de serviços públicos como Cras, Creas e entidades assistenciais; no atendimento de casos envolvendo negligência e violência física e/ou psicológica, entre outras ações.
O conselheiro tutelar deve cumprir sua missão de garantia de defesa aos direitos da criança e do adolescente confiada pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Dentre suas atribuições, as principais são: zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescentes, garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos e orientar a construção da política municipal de atendimento. As medidas devem ser aplicadas em relação às crianças e adolescentes, aos pais ou responsáveis, às entidades de atendimento, ao Poder Executivo, à autoridade judiciária, ao Ministério Público e às suas próprias decisões.