Afirmação é do secretário de Trânsito, Alberto Casali; ele garante que há espaços livres nos quarteirões, basta procurar
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alberto Casali, garante que a ampliação dos eixos binários na cidade não reduziu a quantidade de vagas para estacionamento de veículos.
Ele contou para a reportagem que fez um estudo com sua equipe na semana passada. “Foi apontado que os novos eixos binários oferecem vagas de estacionamento, sim”, destacou.
Na última quarta-feira, dia 18, das 14h às 15h, a fiscalização de trânsito percorreu alguns pontos da cidade onde foram ampliados os eixos e constatou que nos quarteirões há vagas para os motoristas. Na segunda-feira desta semana, entre as 10h e 11h, também foi verificada a mesma coisa. Ontem, às 12h30, muitas vagas foram encontradas nestes trechos.
“Todos os quarteirões têm vagas. Isso desmente quem diz que com o estacionamento somente de um lado prejudicou quem precisa vir até o centro e não acha lugar. Mesmo sendo liberada a parada somente do lado direito do motorista, ainda tem espaço sim”, afirmou.
Pontos
Com as mudanças, o eixo binário da rua Bahia segue até a rua Dr. Wolfran Wehinger, enquanto na Minas Gerais foi estendido até a rua Acre, e a Itacolomi até a Rui Barbosa. Também passaram a integrar o sistema as ruas Fioravante Davanzo (entre a Bahia e a avenida Wilson de Souza Foz) e a Dr. Wolfran Wehinger (entre a Bahia e a avenida Brasil).
Alternativa
Segundo especialistas, os eixos binários são uma alternativa que virou tendência nas grandes cidades. Além disso, Votuporanga não tem avenidas que ligam as regiões da cidade, por isso se faz necessária a criação desses meios.
O sistema é formado por vias arteriais, com semáforos e sinalização para um grande fluxo de trânsito, além de duas vias para trânsito de veículos, proporcionando mais segurança para motoristas e motociclistas, e velocidade máxima de 50 km/h.
Em todos estes novos trechos o estacionamento de veículos é permitido apenas de um lado da rua, assim como ocorre nos já existentes. Placas com avisos de Proibido Estacionar e pintura de solo foram implantadas.