Jornal A Cidade teve acesso a balanço final das atividades do programa no município, que mobilizou 104 servidores públicos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O mutirão da limpeza “Cidade Limpa” encerrou na última sexta-feira, depois de 22 dias de muito trabalho. O balanço final retrata o quanto de entulho que os moradores acumulam em suas casas: 5,6 mil toneladas.
Essa foi a quantia arrecadada entre entulhos de construção civil, podas de árvores, sofás, guarda-roupa, armários, máquina de lavar, micro-ondas, tanquinhos, pias, vasos sanitários, tanques, pneus, roupas, sapatos, animais mortos, capina de terrenos e quintais, peças de veículos, entre outros. Deste total, 93 toneladas são de materiais recicláveis recolhidos pela Coopervinte (Cooperativa de Reciclagem de Votuporanga).
Participaram da coleta 104 funcionários públicos municipais, das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga).
Programação
Na semana passada, foram atendidos os bairros: Sonho Meu, Vila Carvalho, Simonsen, IV, V e VI Distritos Industriais e o Residencial Pampa Ville. O último bairro que foi percorrido foi o Pampa Ville. A equipe visitou 144 bairros no total.
Gastos
Questionada sobre os gastos gerados com o programa, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que toda a ação foi feita com material próprio do município.
O objetivo
O objetivo foi sensibilizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo, resíduos não provenientes da construção civil (móveis, colchões, geladeiras) e pneus (de munícipes), além de motivar a comunidade a participar de um grande mutirão de limpeza, garantindo mais segurança, melhoria na qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente. Além disso, colaborou para a diminuição de casos de leishmaniose e dengue no município.
Os caminhões percorreram a cidade recolhendo o material descartável que os moradores colocarem em frente às casas, como móveis velhos, pneus, eletrodomésticos inutilizados, material reciclável, plásticos, tambores e madeiras.
O projeto Cidade Limpa em Votuporanga neste ano serviu para diminuir o acúmulo de lixo e entulho nas casas. O projeto tem o objetivo de recolher entulho e outros materiais sem utilidade, além de conscientizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo e entulho.