Obra realizada em parceria com o CNPq e a empresa Vale S.A, que visa a sustentabilidade, está quase pronta
A última etapa da “Casa Sustentável” está em andamento, e em breve será implantando o sistema de automação no local.
A obra faz parte de um projeto desenvolvido pelos cursos de engenharia da Unifev, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a empresa Vale S.A.
A obra, iniciada no ano passado, tem como objetivo estimular a formação de futuros engenheiros e despertar o interesse de outros estudantes para a área, envolve os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação e Engenharia Civil da Unifev, além de alunos do Ensino Médio.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia da Computação da Instituição, Prof. Me. Raynner Antonio Toschi da Silva, a casa contará com mecanismos que possibilitarão o monitoramento da casa via internet. “Será possível ter o controle das luzes (acessas) ou se um aparelho está ligado e, por meio de um tablet ou celular com android, administrá-las,” explicou.
O projeto da casa também visa à economia de energia e água, e o reconhecimento automático do morador por meio de uma pulseira de identificação e acionamentos por comandos de voz.
Para o Reitor da Unifev e coordenador geral do projeto, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco a construção do protótipo de uma residência automatizada foi muito bem desenvolvido e executado.
“Podemos dizer que o projeto atingiu plenamente os seus objetivos, promovendo um interesse dos estudantes da rede pública, que participam das etapas juntamente com os universitários, na procura pelos cursos de Engenharia e, também, é uma excelente oportunidade para mostrar aos alunos das graduações a aplicação prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula”, finalizou.