Intenção é cobrir a rua Santa Catarina, transformando-a em um shopping a céu aberto; ideias foram debatidas na ACV ontem
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão apresentou ontem dois projetos que pretendem valorizar ainda mais o comércio local. O encontro aconteceu na sala de reuniões da ACV (Associação Comercial de Votuporanga), com cerca de 20 empresários do ramo. O jornal A Cidade esteve na reunião com exclusividade e acompanhou o que deve ser implantado no município em breve.
Rua Santa Catarina
O primeiro projeto apresentado foi a revitalização do trecho central da rua Santa Catarina (começando pela Amazonas e se estendendo até a Pernambuco). O local será um boulevard (termo que designa um tipo de via de trânsito, geralmente larga, com pistas divididas nos dois sentidos, geralmente projetada com alguma preocupação pai-sagística).
Sendo assim, a rua Santa Catarina seria somente de tráfego, não possibilitando estacionamento e as calçadas teriam quatro metros de largura. O projeto ainda contempla proteger os consumidores do sol e chuva, construindo uma cobertura com grade em cima do teto das lojas. Plantas ornamentais dariam acabamento final e deixariam o clima mais ameno. A cobertura também facilita a parte elétrica das lojas, retirando os postes das calçadas. A manutenção ficaria à cargo da Prefeitura.
O projeto, conforme explicado pelo arquiteto Carlos Eduardo Cavaleri (Cadu), deve fazer da rua Santa Catarina um shopping a céu aberto, padronizando a parte visual das lojas. O engenheiro civil Marco Aurélio Silva Davanço acredita que a rua terá um fluxo lento de veículos.
Rua Amazonas
O segundo projeto apresentado pelo prefeito é de dar continuidade à nova rua Amazonas, inaugurada em 2011. A ideia agora é expandir a revitalização a partir da rua Ceará até a Paraíba (Espaço Explosão).
As duas obras, caso sejam aprovadas tanto pelos comerciantes quanto pela Câmara, podem ser iniciadas neste ano, com previsão de entrega para agosto do ano que vem.