Celebrações realizadas na noite de domingo, em duas igrejas, reuniram profissionais da imprensa da cidade
Leidiane Sabino
As paróquias Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia fizeram uma homenagem para os comunicadores de Votuporanga. Elas celebraram no domingo, 1° de junho, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, com missas que tiveram o tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”.
Os padres Gilmar Margotto (Nossa Senhora Aparecida) e Geomar Alves dos Santos (Santa Luzia) destacaram o valor dos profissionais desta área para a comunidade. Os padres também agradeceram aos jornalistas pela boa relação entre a igreja e a imprensa e os convidaram a serem comunicadores de boas notícias, sempre primando pela ética e o respeito ao ser humano em todas as reportagens.
No ofertório, momento que são levados ao altar pão e vinho, também foram encaminhados os instrumentos utilizados pelos jornalistas como: celular, computador, jornais, revistas, livros, câmeras, rádios e microfones.
Ao fim da celebração, os párocos convidaram todos os comu-nicadores presentes a subirem ao altar, onde foram abençoados.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é realizado anualmente na Solenidade da Ascensão do Senhor. De acordo com os católicos, ao voltar à Casa do Pai, Jesus comunica aos apóstolos a missão de anunciadores da palavra de Deus. Para isto deveriam ser testemunhas de sua ressurreição. Assim, a igreja Católica diz que a Ascensão é a Festa da Comunicação, do encontro e do diálogo entre o humano e o divino, o cumprimento da aliança de relacionamento entre Deus e àqueles que o reconhecem como Deus.
As leituras e orações das missas foram feitas pelos jornalistas, destacando a importância que a igreja dá para a comunicação. Ao subir aos céus, Jesus proclamou seus discípulos como os primeiros repórteres da evangelização.