Palmeiras de saia da rua Amazonas receberam serviço nesta semana para que em setembro nasçam novos galhos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Quem passa pela rua Amazonas, principal via de comércio da cidade, vê que as palmeiras de saia (originalmente whashingtonias filiferas) estão podadas.
A manutenção foi desenvolvida pela Secretaria da Cidade, por meio de uma equipe contratada para lidar somente com este tipo de serviço na região central. Este novo setor da Prefeitura ficará responsável pela construção e manutenção de jardins, parques e serviços de jardinagem.
Na última sexta-feira, o prefeito Junior Marão anunciou os trabalhos, durante reunião na ACV (Associação Comercial de Votuporanga).
Quem gerencia a equipe, formada por 10 pessoas, é o arquiteto, urbanista e paisagista, Éder Dias Ferreira.
Trabalhos
Em entrevista ao jornal A Cidade, Ferreira explicou que o trabalho da equipe teve início com a manutenção das palmeiras. Como o clima atual está seco, as plantas necessitam de poda para que em setembro, na Primavera, estejam com novas folhas.
“A poda bruta é para florir melhor, ficar mais saudável e com uma estética mais bonita. Com uma ampla manutenção, seis folhas serão soltas de uma vez só. Se não retirarmos as velhas, prejudica o desenvolvimento da planta”, destacou.
Além da poda, outros serviços serão feitos para proteger as palmeiras. Isto porque duas plantas precisarão ser arrancadas, pois estão condenadas. “Devido a limpeza diária do estabelecimento, a água ou outros produtos químicos podem ter danificado a planta. Iremos construir algo para que elas não recebam diretamente estes líquidos e os comerciantes possam fazer a limpeza com tranquilidade nas calçadas”, falou.
Demais pontos
Outros pontos que devem receber atenção especial da Prefeitura são as praças São Bento, Matriz e Santa Luzia. As avenidas Emílio Arroyo Hernandes, Augusto Paes, João Gonçalves Leite e Onofre de Paula também estão incluídas no programa.