Pequenos negócios precisam correr para desovar a mercadoria e não acabar o mundial no prejuízo
Comerciantes precisam ficar atentos e devem começar as promoções para liquidarem os produtos temáticos. As peças inspiradas no mundial devem ser queimadas agora, já que estamos na reta final do evento e depois ficará difícil fazer a venda, o encalhe é certo.
José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, conta que a estratégia é simples e funciona. “Esse é momento de baixar os preços para ganhar na quantidade e não na especificidade. É preciso reduzir o valor da etiqueta para liquidar o estoque e colocar dinheiro em caixa”, explica. “Analise quais produtos têm mais na loja e faça uma ação de guerra. Queime tudo! Mesmo que seja pelo preço de custo, caso contrário a Copa do Mundo acaba e os artigos ficarão lá. Guardar é igual a perder dinheiro”, enfatiza Carmo.
Conforme o Brasil avança no campeonato os torcedores se empolgam e investem em acessórios para torcer. “Faça combos de peças dos times que já foram para casa com as dos países que continuam no mundial. Caso a loja seja de vestuário brinque com as cores e “empurre” as do país do cliente torcedor com a de outro que pode ser coringa e usada fora da data. Invista na vitrine. Troque-a constantemente para atrair a atenção de quem passa”, orienta o consultor.
O especialista também enfatiza que é preciso investir pesado na divulgação. As medidas são simples, baratas e dão resultado. “Feche parcerias com outros estabelecimentos para distribuir folders, coloque banners na frente da loja informando sobre a promoção, resgate o banco de dados para o envio de e-mail marketing e publicações nas redes sociais e ainda, caso a empresa tenha verba, faça anúncios em mídias”, ensina.
Dicas de promoções
Festival
Escolha determinada linha de produtos e realize verdadeiros festivais de ofertas. Por exemplo: festival de bonés; festival de camisetas, festival de cervejas.
Grátis
Esta palavra é mágica, principalmente em promoções. Não a use inadequadamente. Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo que não está pagando do outro lado.
Relâmpago
Realize promoções relâmpagos, oferecendo descontos durante breves períodos de tempo para determinado artigo - ideal para lojas com sistema de som.
Leve 3 pague 2
Embale três unidades do mesmo produto e venda pelo preço de 2, para desovar rapidamente o estoque.
Horário da loja
Aproveite a promoção para conquistar uma nova clientela estendendo o horário de funcionamento do seu estabelecimento. Por exemplo: fechando mais tarde ou abrindo aos domingos.
Sendo solidário
Realize campanhas em benefício da comunidade ou instituições de caridade. Você pode doar parte do valor da venda promocional.
No mesmo período pode apoiar campanhas em curso.
Por exemplo: “Doe um agasalho” - “Comprando nesta promoção você está ajudando uma pessoa carente” – “Traga 5 kg de arroz e ganhe 20% de desconto em qualquer compra”.
Seja criativo
Crie, inove e invente novas oportunidades para aumentar o faturamento.
UM LEMBRETE IMPORTANTE:
Lembre-se: para que a promoção seja verdadeira aos olhos do cliente, ela deve ter começo e fim.
Não adianta colocar uma placa na sua loja com a chamada: “SÓ AMANHÃ. SÓ AMANHÃ MESMO!” se você pretende seguir com a liquidação até o fim da Copa.
IMPORTANTE:
O licenciamento é obrigatório, uma vez que tudo ligado à Copa do Mundo (nomes, marcas e produtos) é de propriedade da FIFA. A produção e venda de produtos não autorizados é ilegal e o responsável está sujeito à penalização, conforme prevê a Lei Geral da Copa.
Para saber mais consulte o Portal da Copa: http://www.copa2014.gov.br