Índice divulgado pela Firjan mostra que somente 1,7% dos municípios obtiveram avaliação entre 0,8 e 0,9 no item Emprego e Renda
Diogo Vicentini acredita que o índice reflete os investimentos
Da Redação
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2011, divulgado nesta segunda-feira (2), mostrou que, além de ser consagrada como a 6ª cidade mais desenvolvida do Brasil, Votuporanga obteve também o maior índice no quesito Emprego e Renda de toda a região Noroeste Paulista. “Somente 1,7% dos municípios brasileiros e 3,4% dos municípios paulistas obtiveram avaliação entre 0,8 e 0,9 no item Emprego e Renda”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini.
A pontuação obtida foi de 0,8317, colocando o município em 8º lugar entre os municípios paulistas e em 37º no cenário nacional. Foram avaliados a geração de emprego formal, absorção de mão de obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e desigualdade, tendo como fonte o Ministério do Trabalho e Emprego. “No panorama do Estado ficaram em posição superior a Votuporanga, Louveira, Boituva, Atibaia, Santos, Santana de Parnaíba, Matão e Amparo”, analisou o secretário.
Vicentini acredita que o índice reflete os investimentos que vem sendo aplicados em Votuporanga nos últimos anos. “Investimos em saúde, educação, segurança, doação de áreas para instalação e ampliação de empresas e na qualificação de mão de obra, atraindo empresas e serviços em busca dos índices de desenvolvimento e na qualidade de vida”.
Na Educação (0,9430) e Saúde (0,9300) os índices também são considerados de alto desenvolvimento. Reunindo os três quesitos, Votuporanga obteve pontuação final de 0,9016, ficando em 6º lugar no ranking nacional. “Com certeza, ver nossa cidade como uma das 10 melhores do Brasil, em qualidade de vida e desenvolvimento, é motivo de orgulho. Isso mostra que os investimentos do poder público nos últimos anos têm refletido positivamente na vida das pessoas. Mostra a qualidade da nossa educação e saúde e ainda a pujança do município na geração de emprego e renda”, disse o prefeito Junior Marão.