Saev confirma que objetos descartados no local poderiam ser reutilizados; na cidade, há pessoas que se empenham na reciclagem
Karolline Bianconi
karol@cidadevotuporanga.com.br
Muitas pessoas procuram os dois pontos do Ecotudo (Zona Norte e Sul) para ver o que foi descartado por outras. Lá é possível encontrar de tudo um pouco, como móveis, pneus, roupas, calçados, livros entre outros. Com a possibilidade de serem reutilizados, os materiais são levados para as casas.
A assessoria de imprensa da Saev Ambiental, autarquia responsável pela manutenção dos dois Ecotudo’s, informou que a maioria dos materiais destinados ao local pode ser reaproveitada. Entretanto, nem todos os descartes são recicláveis.
Ponto
O Ecotudo é um ponto voluntário de entrega, onde permite o recebimento de todo tipo de entulhos e resíduos domiciliares, incluindo animais mortos de pequeno porte e lixo orgânico enviado ao aterro sanitário, e objetos eletrônicos como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias enviadas aos segmentos para a destinação correta.
A Saev já fez uma panfletagem com o objetivo de orientar a população sobre o funcionamento do Ecotudo, o que pode ser entregue e as quantidades permitidas.
O espaço é aberto para visitação em geral. Escolas do município e da região agendam data e levam seus alunos para conhecer o Ecotudo. A visita é acompanhada por um funcionário da Saev Ambiental, que apresenta todos os processos, desde a coleta até a destinação final dos materiais ali entregues.