Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga sedia, na próxima semana, o 1º Seminário de Educação da Noroeste Paulista. O evento será nos dias 10 e 11 de julho com organização do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo - ADE Noroeste Paulista em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Votuporanga, AMA- Associação dos Municípios da Araraquarense e Unifev - Centro Universitário de Votuporanga.
Para fazer um panorama da educação municipal, o jornal A Cidade conversou com Francisco Aparecido Cordão, membro do Conselho Nacional de Educação. Cordão vê com entusiasmo a rede municipal de ensino e acredita que Votuporanga tem se preparado para o Plano Nacional da Educação.
O professor tem um vínculo com a cidade. Em 1987, esteve no município para uma palestra. Em 1998, quando tomou posse como Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação,alguns votuporanguenses estavam no ato. Já em 2009, Francisco Cordão recebeu o título de cidadão votuporanguense. “Fico muito orgulhoso quando constato que Votuporanga vem priorizando a educação do seu povo, investindo prioritariamente desde a educação infantil e fundamental, até a educação profissional e nos níveis mais elevados da educação superior, sem deixar de lado a educação de jovens e adultos trabalhadores. A demonstração maior de que o município está no caminho certo em relação à educação, entretanto, está no seu esforço de contínua valorização de seus professores e demais profissionais de educação. A realização de constantes seminários e debates em Votuporanga, congregando profissionais do município e região em busca de contínuo aprimoramento profissional é uma prova inconteste desse esforço e acerto de rumo”, opinou.
Entretanto, ele apontou ainda as principais dificuldades de Votuporanga e região na educação. Entre os desafios está, sem dúvida, a questão da formação inicial e continuada de professores. “Chama a atenção dos conferencistas nacionais e internacionais, que acolhem o convite da municipalidade de Votuporanga para contribuir com o debate educacional na cidade, a enorme vontade de aprender sempre mais, a qual é reiteradamente demonstrada pelos professores e demais profissionais de educação de Votuporanga e região. Isto é muito bom e altamente estimulante. Esta é uma das dimensões da valorização da educação em Votuporanga”, revelou.