Ele estava internado na UTI do HB de São José do Rio Preto há 49 dias e não resistiu; Câmara presta homenagem no velório
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
No início da tarde de ontem, Votuporanga perdeu uma personalidade bastante conhecida nos meios políticos e sociais. Morreu aos 77 anos o ex-vereador Luiz Galisteu, por volta do meio-dia, no Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Segundo familiares, ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) há 49 dias. A causa da morte foi parada cardíaca.
Era aposentado como vereador e trabalhou durante muitos anos na Prefeitura na área da saúde. Deixou a esposa Auta Aparecida Siqueira e os filhos Sandra Galisteu, solteira; Wilson Galisteu, casado com Viviana; Paulo César Galisteu, casado; Luciene Galisteu, casada com Sandro; Fernando Galisteu (que trabalha como fiscal da Prefeitura), casado com Lucia; Fernanda Galisteu e Gabriela Galisteu, ambas solteiras. Deixou ainda netos. Natural de Bebedouro, sempre morou em Votuporanga, tendo como último endereço a rua Ibraim Haddad, n.º 3908, no bairro Jardim El Dourado.
Era católico. O corpo está exposto à visitação pública no Velório Municipal de Votuporanga e será enterrado ainda hoje no Cemitério Municipal de Votuporanga.
Câmara
Galisteu foi vereador na oitava legislatura de 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983; na nona legislatura de 1º de fevereiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988 e também na décima terceira legislatura, de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.
De família tradicional em Votuporanga, Galisteu conquistou um vasto círculo de amigos, com importante trabalho desenvolvido na Câmara Municipal, voltado principalmente na área da saúde e assistência social. Foi o vereador mais votado em sua primeira eleição, tendo obtido mais de mil votos.
A Câmara de Votuporanga decretou luto oficial no âmbito do Legislativo por três dias. Conforme o decreto de luto oficial nº 01, de 30 de julho de 2014, os mastros do pavilhão das Bandeiras ficarão abaixados em respeito ao falecimento do ex-vereador.
Na manhã de hoje, os legisladores farão uma sessão fúnebre no Velório Municipal em homenagem póstuma a Luiz Galisteu. “Foi um importante vereador, muito preocupado com as causas sociais e de saúde de nossa população. Sem dúvida, é uma grande perda para todos nós. A Câmara Municipal fará as justas homenagens ao senhor Luiz Galisteu”, destacou o presidente da Casa de Leis, Eliezer Casali.