Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A coordenadora regional de Amor-Exigente, Lolay Dumara de Jesus Toloni, esteve na Câmara Municipal, na segunda-feira, para falar da atuação da entidade. Na oportunidade, Lolay convidou o público a participar do encontro regional de prevenção universal, que acontecerá nos dias 20 e 21, no Centro de Convenções.
Ela contou que a Associação atua no município há 24 anos. “Amor-Exigente é um programa que mexe com o comportamento e serve para todos, crianças, pais, jovens e educadores. Orienta, educa e exige. Trabalhamos com os 12 princípios éticos e básicos, com espiritualidade pluralista e responsabilidade social”, destacou.
Lolay falou também sobre a metodologia do grupo. “Temos a partilha, cada um fala de sua vida e sua experiência. Cada indivíduo propõe meta semanal para mudar o comportamento. Nosso ponto forte é o sigilo, respeitamos o anonimato de todos que frequentam”, ressaltou.
Prevenção
A coordenadora frisou que é preciso investir na prevenção ao uso de drogas, que é dividida em três etapas: a universal ou primária (abordagem antes do uso, a entidade chegar antes que coisas ruins aconteçam); a seletiva ou secundária (já há o uso e previne chegar à dependência) e a indicada ou terciária (a pessoa chegou no estado de dependência, é preciso trabalhar a recuperação e prevenir a recaída).
“O nosso desafio é o enfrentamento, onde o uso de droga acontece com crianças e adolescentes. Não podemos esperar que o caos aconteça para tomar atitude, temos que despertar na cidade a mentalidade da prevenção universal”, complementou.
A Associação Amor-Exigente oferece grupos de jovens, trabalhando com os pais e já tem o Programa Qualidade de Vida, no CEM Geyner Rodrigues, com as crianças. “Atuamos no sábado no São Cosme e Damião desde 2009 com menores de idade”, contou.
O encontro
O encontro regional começa às 19h30, com a palestrante Mara Silvia Carvalho de Menezes, presidente do Conselho Deliberativo da Federação de Amor-Exigente (FEAE).
Já no dia 21, das 14 às 15h30, Ricardo Gaspar Zavarello, coordenador regional do Amor-Exigente de Rio Claro, aborda o tema “Aprendendo a fazer escolhas”.
Às 19h30, será discutido o papel de cada um na prevenção. Em seguida, Ricardo volta a falar da família e da sociedade.
Por sua vez, Mara Silvia trata a função do papel dos poderes públicos, dos religiosos e das escolas e, a partir das 21h30, será organizada uma roda de diálogo.