Em 2014, o mês com maior índice de nascimentos por parto natural ocorreu em março, com 28 procedimentos
Fabiana Higa
A doula da Santa Casa de Votuporanga, Fabiana Higa, frisa que é fundamental que as mães participem de cursos para gestantes e tenham informação sobre o parto humanizado. “Nosso hospital disponibiliza o conhecimento, assim como os postinhos de saúde. Nestes cursos são abordados vários módulos que dão base para descoberta do método natural e suas vantagens”, falou.
Para ela, na maternidade o modelo de assistência humanizada já se instituiu colocando Votuporanga em destaque como uma referência em toda a região. “O enfoque atual da Santa Casa é a humanização em todos os setores e este evento é mais uma comprovação de que estas reflexões e práticas são realidades no atendimento de saúde pública e buscam constantes melhorias para a qualidade no cuidado de mulheres e bebês.”
Dados
Em 2014, o mês com maior índice de nascimentos por parto natural ocorreu em março, com 28 procedimentos. Segundo Fabiana, a média total de 2013 foi de 21 a 22 nascimentos. “É uma vitória e aos poucos está crescendo. A cesárea é uma cirurgia de grande porte e quando é necessária, é bem-vinda”, encerrou.
O evento contou com o apoio da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga e Unifev (Centro Universitário de Votuporanga).