A inauguração acontece às 9 horas, no auditório do Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil)
Amanhã, 18 de agosto, a Prefeitura de Votuporanga entregará oficialmente três bibliotecas instaladas em escolas municipais em parceria com o Instituto Brasil Leitor: duas para Primeira Infância no Cemei “Amélia Lucinda de Jesus”, no bairro Pozzobon, e Cemei “Profª Elza Maria de Souza Figueira”, no Residencial Bortoloti; e uma Biblioteca Jovem no CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, em Simonsen, que será a primeira instalada no Brasil.
A inauguração acontece às 9 horas, no auditório do Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que fica na rua Pernambuco, 1736. O ato contará com a presença do prefeito Junior Marão e da secretária da Educação, Silvia Rodolfo, além de representantes do Instituto Brasil Leitor e da Facchini, que doou a biblioteca do Cemei “Profª Elza Maria de Souza Figueira”.
Serão beneficiados com as bibliotecas cerca de 700 crianças com idade entre 0 e 14 anos. Os Cemeis atendem crianças de até 5 anos e o CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, única escola municipal com ensino fundamental I e II, atende meninos e meninas de 6 a 14 anos.
Primeira Infância
As Bibliotecas Primeira Infância, destinadas a crianças de até seis anos, são compostas por móveis projetados especificamente para esse fim, como estantes que viram um castelo ou um mini palco para apresentação de dedoches, que, juntamente com os livros e brinquedos, formam espaços temáticos.
No ambiente da cozinha (em miniatura feita em madeira), por exemplo, entram livros ligados a vários temas com importância na vida atual, como alimentação, meio ambiente e consumo.
Todos os acervos que compõem o espaço da biblioteca para Primeira Infância são pensados para o universo infantil e se relacionam entre si.
O acervo de livros é composto por todas as áreas do conhecimento, dos clássicos aos lançamentos editorias mais significativos; e divididos em livros de apoio pedagógico e acervo geral – este é classificado em grandes temas para facilitar o manuseio das crianças e a utilização pelos educadores. Todo o material recebe um tratamento técnico e especializado: classificação, serviço mecânico e uma identificação de etiquetas coloridas, além daquelas usuais, para agrupamento dos temas de cada livro.
Biblioteca Jovem
A Biblioteca Jovem, além dos livros, assim como as Bibliotecas para Primeira Infância, dispõe de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas.