Milhares de pessoas participaram da 1ª Parada do Orgulho Gay de Votuporanga, no domingo, dia 24. De acordo com os organizadores do evento, cerca de 3 mil pessoas percorreram as ruas da cidade junto ao som do trio elétrico, até o palco montado no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”. Lá foram realizados shows e performances ao longo da noite. Além dos militantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e simpatizantes, autoridades e populares acompanharam o trajeto.
O evento, organizado pelo movimento LGBT do município, contou com a parceria da Prefeitura de Votuporanga, por meio das Secretarias, de Saúde; Direitos Humanos; Assistência Social (por meio do Conselho Tutelar); Trânsito, Transporte e Segurança; e Finanças, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Ainda à tarde, a praça São Bento foi o ponto de partida do ato, que seguiu pela rua Itacolomi até a concentração no Centro de Lazer, local das apresentações. Sob o comando do tenente da Polícia Militar, Edinei Osório, a base móvel da PM foi montada no local para garantir a segurança.
As ruas com acesso ao trajeto e ambas as vias da Avenida João Gonçalves Leite foram interditadas. Além disso, fiscais da Prefeitura estiveram no local para coibir a comercialização de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro.
Em mais de sete horas de festa, a Secretaria de Saúde por meio do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) distribuiu 1,5 mil preservativos e 1,2 mil géis lubrificantes. Foram disponibilizados ainda, orientações de prevenção as DST e agendamento para exames diagnósticos. Uma ambulância permaneceu no Centro de Lazer para atendimentos de urgência.