“Dia da Beleza” contou com aproximadamente 25 voluntários, que atenderam aos alunos com diversos serviços
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Votuporanga promoveu na segunda-feira, dia 25 de agosto, o “Dia da Beleza”, com atendimento diversificado aos seus alunos. A ação faz parte da comemoração à Semana Nacional do Deficiente Intelectual e Deficiente Múltiplo, lembrada de 21 a 28 de agosto.
Entre os colaboradores, duas mães de alunos da escola e diversos profissionais da cidade, que ofereceram serviços de podologia, maquiagem, cabeleireiro, manicure, inclusive com unhas artísticas, e muito mais.
“Este trabalho promove as valorizações pessoal e social de cada um dos atendidos, além da integração. Foi um dia mágico, para realçar a beleza de cada aluno. A parceria com os voluntários foi fundamental para a realização do evento”, disse Márcia Gianoti, presidente da Apae.
A quantidade de profissionais da beleza na escola foi uma surpresa. “Esperávamos no máximo dez e apareceram mais de 20. Ficamos contentes”, falou.
Para a presidente da entidade, o mais importante é mostrar para os alunos que, apesar das limitações, todos os seres humanos são iguais.
A Semana Nacional do Deficiente Intelectual e Deficiente Múltiplo conta com outras atividades, como viagem ao clube Náutico de Santa Clara D’oeste e conscientização aos motoristas de Votuporanga quanto às vagas de estacionamento destinadas especialmente para os deficientes. A intenção é fortalecer a participação dos alunos e seus familiares em atividades com a sociedade.
“O Sidinei Boni e eu tivemos o privilégio de passar o dia embelezando as criancinhas da Apae de Votuporanga. Para nós, foi uma experiência inexplicável ver aqueles rostinhos olhando no espelho, sorrindo e falando ‘como eu estou linda’. Isso não tem preço! A cada abraço conquistado, a cada gesto carinhoso, a cada palavra de carinho, a cada sorriso estampado, uma nova emoção. Amamos esta nova experiência”, disse Patrick Venier, que participou da ação.