Evento será no dia 25 de agosto e contará com a presença do médico Ginecologista-Obstetra, Dr. Ricardo Herbert Jones; inscrições são limitadas
A humanização do nascimento se faz cada dia mais presente na realidade de assistência neonatal. O crescente movimento de busca por uma gestação saudável e parto tranquilo está demandando profissionais capacitados e competentes para orientar, informar, cuidar e dar apoio consciente neste momento, que é a chegada de um filho. A Santa Casa de Votuporanga apoia essa proposta e para incentivar e conscientizar a sociedade realiza neste mês o 1º Workshop de Humanização de Parto e Nascimento.
O evento conta com o apoio da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga e Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) e será realizado no dia 25 de agosto (segunda-feira), das 14h às 22h, no auditório do Espaço Unifev Saúde, anexo a Santa Casa. A proposta é voltada para Médicos Obstetras e Ginecologistas, Médicos Pediatras e Neonatologistas, Enfermeiros Obstetras, Doulas e estudantes de Enfermagem e de Medicina.
O workshop será conduzido pelo médico Ginecologista-Obstetra e Homepoata, Dr. Ricardo Herbert Jones. As inscrições são gratuitas, porém limitadas e podem ser feitas pelo site Guichê Web, no link www.guicheweb.com.br/santacasavotuporanga/evento/490.
De acordo com a doula da Santa Casa e coordenadora do evento Fabiana Higa, o objetivo é fortalecer e consolidar o trabalho de humanização do nascimento que teve início no ano passado, trazendo profissionais altamente qualificados com as mais novas técnicas e embasamento científico para este modelo de assistência obstétrica e neonatal. "O enfoque atual da Santa Casa é a humanização em todos os setores, na maternidade o modelo de assistência humanizada já se instituiu colocando o município de Votuporanga em destaque como uma referência em toda a região. Este evento é mais uma comprovação de que estas reflexões e práticas são realidades no atendimento de saúde pública e buscam constantes melhorias para a qualidade no cuidado de mulheres e bebês".
No workshop será debatida a tendência contemporânea aplicada à medicina como um todo. Um exemplo é a obstetrícia ocidental contemporânea como 'antes' e 'depois' da entrada da medicina baseada em evidências no debate dos protocolos de maternidades. “O parto verticalizado, parto na água, resolução de complicações e distócias, recentes protocolos de recepção ao recém nascido na sala de parto, o trabalho das equipes multidisciplinares e o papel fundamental do protagonismo da mulher serão temas neste workshop voltado para todos aqueles que atuam com a díade: mãe/bebê”, ressalta.
Dr. Ricardo Herbert Jones
Dr. Ricardo Herbert Jones é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez residência médica no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e se formou em nível de pós-graduação em Homeopatia pela Sociedade Gaúcha de homeopatia.
Integra importantes Conselhos e Associações, como a ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento. Escreveu em 2004 o livro "Memórias do Homem de Vidro - Reminiscências de um Obstetra Humanista", onde aborda os alicerces do projeto de humanização do nascimento sob a ótica de um médico em processo de transformação, o livro já está em sua terceira edição e foi traduzido para o espanhol. Em 2012 lançou seu segundo livro "Entre as Orelhas - Histórias de Parto".
Faz parte da equipe de experts do famoso documentário "O Renascimento do Parto”, lançado nacionalmente em 2013 nos cinemas. É ministrante de palestras e workshops no Brasil e no exterior, tendo passado por mais de 50 cidades brasileiras e visitado dezenas de países, como Argentina, México, Estados Unidos, Uruguai, Chile, Portugal, Inglaterra, Bulgária e Bélgica.