Prolongamento e iluminação da avenida serão entregues nesta terça-feira, às 18 horas
A Prefeitura de Votuporanga inaugura hoje, às 18h, as obras de prolongamento e iluminação da avenida Emílio Arroyo Hernandes. O evento faz parte do calendário de comemoração do aniversário de 77 anos da cidade. A obra, que contou com um investimento de cerca de R$ 5,3 milhões, foi realizada em três etapas: a parte de infraestrutura com instalação das galerias pluviais (tubos de concreto celulares), pavimentação e iluminação de todo o trecho compreendido entre o Parque das Nações até o Jardim Itália, no cruzamento com a Rodovia Péricles Belini.
A melhoria proporciona uma nova opção de trânsito ao facilitar o acesso à Rodovia Péricles Belini, no trevo de Parisi, e resolverá problemas como erosões e alagamento dos terrenos situados ao longo da avenida.
Emílio Arroyo Hernandes
Nascido em Turiúba, no ano de 1905 e pertencente à tradicional família radicada em Votuporanga, foi prefeito do vizinho município de Tanabi, no período de 1952 a 1955, cidade onde deixou obras que muito contribuíram para a qualidade de vida e desenvolvimento daquela comunidade. Tão logo encerrou seu mandato veio para Votuporanga, em meados de 56. Casou-se com a senhora Felipa Morales Hernandes, com quem teve a filha Isabel Arroyo Lopes, que mais tarde se casaria com Juvenal Domingos Martins Lopes. Era avô de Augusto Aparecido, já falecido, casado com Maria do Carmo, e Roberto, o conhecido Beto Arroyo, casado com Elizabete.
Agropecuarista e empreendedor era um homem de muita fé, destacando-se nas atividades religiosas e contribuiu decisivamente para o progresso e desenvolvimento de Votuporanga, dedicando-se, especialmente, às obras assistenciais. Era dinâmico trabalhador nas quermesses em prol da construção da Santa Casa de Votuporanga, da Igreja Matriz, do Asilo de Velhos, da Sociedade São Vicente de Paulo, entre tantas outras entidades.
Faleceu em 5 de julho de 1971, aos 66 anos, deixando sua marca de pai de família exemplar e cidadão valoroso. Em sinal de gratidão por tudo o que realizou, em 1979, a Câmara Municipal de Votuporanga, por intermédio do vereador Alzimiro Brantis, com a sanção do prefeito João Antonio Nucci, decidiu homenageá-lo, emprestando seu nome à importante avenida 01, do loteamento 14º, da zona norte, cuja obra completa foi inaugurada em 10 de agosto de 1985, na gestão do prefeito Mário Pozzobon.