O projeto foi desenvolvido de forma que, depois da apresentação, o professor possa trabalhar em sala de aula com as crianças, referências e temas encontrados no espetáculo
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Começa neste mês de outubro a programação especial para as crianças dos Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Votuporanga, o espetáculo “Histórias Cantadas”, da Cia. Entre Aspas, que leva para as escolas um grande jardim colorido, com direito a árvore com livros, passarinhos e borboletas. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação da cidade.
“Histórias Cantadas é a combinação da narrativa de histórias com música. Os artistas usam voz, violão, flauta e chocalho. Apresentam cantigas de roda, adivinhações, parlendas e lendas que fazem parte da memória de cada um de nós no Brasil. Neste espetáculo, a música e as brincadeiras são os canais principais de interação com público. É impressionante como as crianças adoram cantar junto com a gente, os professores também são contagiados pela diversão e participam conosco”, comenta Luís Rao, ator/palhaço e músico instru-mentista do espetáculo.
O eixo da orientação artístico/pedagógica do projeto é preservar, fortalecer a identidade e difundir a cultura brasileira, além de incentivar a leitura e o gosto pela arte musical. O “Histórias Cantadas” também trata sobre questões relevantes como o respeito aos animais e a preservação ao meio ambiente.
O projeto foi desenvolvido de forma que, depois da apresentação, o professor possa trabalhar em sala de aula com as crianças, referências e temas encontrados no espetáculo.
A iniciativa de levar arte às escolas partiu da Secretária de Educação Silvia Rodolfo, que acredita que “a arte na educação infantil é um veículo de formação capaz de desenvolver conteúdos e conhecimentos diversos”.