Votuporanga sediou ontem uma reunião aberta como parte do processo de confecção do Plano Estadual de Cultura para os próximos dez anos. O encontro aconteceu no Centro de Convenções e foi aberto a toda comunidade. Na plateia, estavam pessoas que trabalham com cultura em suas diversas áreas, além de representantes de entidades, agentes culturais e artistas.
Hadailton Teixeira é dirigente de projetos culturais de Palestina e é o representante da 13ª região administrativa do Estado de São Paulo, que contempla Votuporanga e mais 96 municípios. Ele explicou que a Secretaria de Cultura do Estado irá desenvolver um plano voltado para a cultura e, para isso, busca ouvir os municípios do interior para que tenham suas sugestões. “Serão realizadas mais três reuniões para se debater o plano. Iremos pedir, nestes encontros, que haja maior participação da sociedade civil, formação de comissões e divisão de repasses para os municípios”, falou. Além disso, Teixeira acrescenta que a Cultura precisa caminhar para o setor profissional, obtendo assim, uma geração melhor de auto-sustentabilidade. “Tem que ser mais fortalecida, para que as pessoas vejam o quanto é necessário em uma sociedade o oferecimento de cultura, que acaba gerando um grande avanço na economia também”, falou.
A secretária municipal de Cultura, Silvia Stipp, elogiou o planejamento, pois é uma maneira do Estado delinear onde deseja chegar em oferecer atrações para o público. (KB)