De acordo com Alberto Casali, secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, motoristas elogiaram as mudanças
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Os semáforos da avenida Wilson de Souza Foz, que cruzam a Targino Granja, serão ligados na segunda ou terça-feira da semana que vem. De acordo com Alberto Casali, secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, motoristas elogiaram as mudanças.
Casali está satisfeito com o funcionamento dos aparelhos pela mesma avenida, no cruzamento com a Fioravante Davanço e 9 de Julho, que foram ligados na semana passada. Entretanto, como já havia divulgado para a reportagem, algumas mudanças estão previstas para evitar congestionamento na rotatória da 9 de Julho, semelhante ao que já ocorreu no semáforo em frente ao Supermercado Santa Cruz do Pozzobon. Na época, clientes que precisavam entrar no estabelecimento acabavam congestionando a avenida Emílio Arroyo Hernandes. A solução, então, foi desfazer o canteiro para que os motoristas pudessem aguardar sem prejudicar o trânsito.
Para que o mesmo problema não ocorra na avenida Wilson Foz, o especialista em trânsito, Antônio Clovis Pinto Ferraz, conhecido como Coca Ferraz, disse que há um estudo para alterar o tempo dos semáforos. Atualmente são 20s para o vermelho, 37s para o verde e 3s para o amarelo. Em horários de pico, das 17h às 19h, e das 11h às 13h, a secretaria alterará, em ambos os aparelhos, de 7 a 10 segundos para cada cor. “Faremos um estudo primeiro para ter este ajuste, mas esta é a alternativa ideal para evitar o congestionamento no local”, falou.
Coca também contou que o sistema de rotatória beneficiou o pedestre que visa atravessar a avenida, além da redução de acidentes graças ao semáforo à distância, medida que é a segunda a ser implantada no mundo, depois de Araraquara. “Isso evita muitas batidas. Mesmo que queime a faixa, o condutor tem um espaço e não atinge os demais motoristas”, falou.
Rotatória
A rotatória da avenida Emílio Arroyo Hernandes com a Jerônimo Figueira da Costa (a do Instituto Federal) pode ser retirada do local. Isto porque a Secretaria de Trânsito estuda, como sugestão de Coca, deixar o semáforo do cruzamento da Emilio com a Nasser Marão destinado somente para o sentido centro/bairro, e não mais para entrar na rodovia Euclides da Cunha (SP-320). Sendo assim, deverão seguir reto e fazer a conversão na Emílio Arroyo Hernandes, onde a rotatória será retirada.