Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar desde que as atividades ou marcas não estejam associadas a cigarros ou bebidas alcoólicas
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Três empresas da cidade neste ano foram desabilitadas pela Saev Ambiental no programa “Adote o Verde”. Em 2013 foram quatro. Atualmente, 69 estabelecimentos participam do programa, sendo que algumas empresas possuem mais de uma área adotada. A Saev não aplica multas para estas empresas. O que existe é uma notificação quem não cumprir com seus deveres de manutenção. Caso seja constatado o abandono da área, a empresa é notificada e, na terceira notificação, é retirada do programa.
O município criou o programa “Adote o Verde” que permite a formação de parcerias do Poder Público com pessoas interessadas em cuidar do meio ambiente e por em prática a luta pelo desenvolvimento sustentável do planeta. O grande objetivo é unir a comunidade na questão ambiental, encontrando soluções para melhorias urbanas, ambientais e/ou paisagísticas.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar desde que as atividades ou marcas não estejam associadas a cigarros ou bebidas alcoólicas, bem como outras que possam ser consideradas impróprias aos objetivos do programa. Também há restrições para pessoas que tiverem sido lavrado auto de infração ambiental.
Na avenida Mário Pozzobon, conhecida como a avenida do Linhão, que passa atrás da Cidade Universitária, será desenvolvido um projeto de jardinagem pelos departamentos técnicos da Prefeitura e num futuro próximo deverá estar apta a ser adotada.
Além de empresas, a população também tem adotado áreas verdes para cuidar. A Rotatória Brasil Itália na avenida José Silva Melo com a Targino Granja, dois canteiros no final da José Silva Melo e na avenida Joaquim José de Moraes, recebem periodicamente os cuidados dos moradores.