As academias ao ar livre destinam-se às crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos. A prática regular de exercícios físicos acompanha benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Dessa forma, para garantir segurança aos usuários das academias ao ar livre, a Secretaria de Esportes e Lazer também oferece um instrutor em horários alternativos nas praças que possuem os equipamentos.
O educador físico responsável pelas academias, Eduardo Oliveira Fabri, diz que “é importante a presença desse profissional para acompanhar a maneira correta de utilização dos aparelhos, alertando o tempo de utilização e também a adaptação de acordo com a idade do indivíduo”.
Fabri ressalta que a atividade física, quando feita regularmente, reduz riscos e minimiza índices representativos da saúde. “Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos e eleva o bom colesterol HDL, minimiza o risco de desenvolver pressão alta, reduz a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão, além de diabetes tipo 2 (não dependente de insulina), e reduz o risco de câncer de cólon”, detalha.
Na questão psicológica, as atividades físicas também ajudam as pessoas a conseguirem manter um peso ideal. “Extingue os sentimentos de depressão, ansiedade e estresse, promovendo o bem-estar psicológico. Ajuda pessoas mais velhas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair ou ficar excessivamente cansadas”.
As moradoras do bairro Cecap II, Conceição Marques e Layde Negri, são adeptas aos exercícios e disseram que a prática melhorou a qualidade de vida delas e ainda trouxe resultados positivos para a saúde de ambas.
O secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, disse que “o objetivo das academias que é oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam das academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso”, justifica.
Horários
• Avenida Pansani, Jardim Marim – Segunda das 07h às 8h30, sexta das 15h às 16h45;
• Centro de Convivência do Idoso – Segunda das 13h40 às 16h, quarta das 13h40 às 16h;
• Avenida Jerônimo Figueira da Costa, Pró Povo – Segunda das 08h45 às 09h30;
• Rua João Reganin, bairro Santa Amélia – Quinta das 8h45 às 09h30;
• Parque Municipal Bosque das Nações (Mata dos Macacos) – Terça das 7h30 às 8h45;
• Cecap II – Terça e Quinta das 15h às 16h40;
• San Remo – Quarta e Sexta das 08h às 09h;
• Praça ‘Faustino Puga Friosi’, Parque Residencial Friosi, próximo ao Cemitério – Terça e Sexta das 09h20 às 9h50;
• Sistema de Lazer Amadeo Ferrari, avenida Prestes Maia – Quinta das 7h30 às 8h30;