Segundo a diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé, de um ano para outro os dois ramos revezam a liderança dos números de atendimentos da unidade
Isabela Jardinetti
O Procon de Votuporanga divulgou a lista das reclamações fundamentadas em 2014. Nos primeiros 10 lugares, (veja abaixo) é possível constatar que as empresas de telefonia móvel e de serviços financeiros são as que mais receberam queixas dos consumidores.
A relação divulgada contém 500 reclamações que passaram pela fase de audiência e foram ou não atendidas pelos fornecedores. No total, foram 6.045 atendimentos, com índice de solução de 85,86% dos casos pelo Procon. A publicação é determinada pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo a diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé, de um ano para outro os dois ramos revezam a liderança dos números de atendimentos da unidade. “Os bancos e financeiras e as empresas de telefonia móvel são os que nos tem dado mais trabalho. As reclamações são constantes”.
Os problemas mais comuns sobre a telefonia são quebras de contrato, multas e valores cobrados indevidamente. Já no setor financeiro, as queixas são sobre serviços contratados sem permissão, cobranças indevidas de tarifas e negociação de dívidas.
Índice de soluções
Ao receber a queixa do consumidor, o Procon envia uma Carta de Informação Preliminar, onde a empresa pode agilizar a solução do problema, tendo dez dias para se manifestar a partir da notificação. Quando o órgão constata desrespeito aos direitos do consumidor e o fornecedor não soluciona preliminarmente o caso, o atendimento é registrado como reclamação.
“Pode-se constatar que o índice de comparecimento das empresas nas audiências tem aumentado, o que demonstra que este é um canal para diminuir as demandas judiciais”, disse Andréa. Quando não há acordo no Procon, o caso é encaminhado à Justiça.
O ranking completo pode ser acessado no site da Prefeitura de Votuporanga no link Procon. O telefone do órgão é o (17) 3422-8930, que fica na Secretaria da Cidade, na rua São Paulo, 3741, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Ranking
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Empresa
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Total de atendimentos
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Índice de Solução
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1º
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Vivo/Telefônica
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596
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83,72%
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2º
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Grupo Claro/ Net/
Embratel/
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430
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85,40%
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3º
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Sky Brasil Serviços Ltda
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238
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81,17%
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4º
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Grupo Cetelem/BGN
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163
|
90,32%
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5º
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Grupo Itaú Unibanco
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133
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62,07%
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6º
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Grupo Banco Votorantim
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119
|
87,22%
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7º
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Tim Celular S/A
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112
|
90,38%
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8º
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Grupo Bradesco
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105
|
70,91%
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9º
|
Grupo BMG
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85
|
50,57%
|
10º
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Grupo Santander
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82
|
82,89%
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