O lançamento oficial do título será ás 19h30, na Câmara Minicipal e reunirá envolvidos no projeto
Trabalho de ilustração desenvolvido por aluno envolvido no projeto da escola Uzenir
Da Redação
Alunos e professores da E. E Prof. “Uzenir Coelho Zeitune”, lançam hoje a coletânia literária, intitulada de “Caleidoscópio Refletindo Ideias”. O projeto foi pensado pela diretora da escola, Elimeire Alves de Oliveira, que com o auxílio da professora Maria Merces Castrequini Almeida e outros 16 docentes, que exploraram as habilidades de escrita e leitura desses jovens.
O lançamento oficial do título é hoje, ás 19h30, na Câmara Minicipal de Votuporanga e contará com a presença de autoridades do município, pais, alunos, amigos e impressa. Foram produzidos 80 exemplares, que serão doados a comunidade, personalidades, biblioteca municipal e demais setores envolvidos. Todo o custo para a confecção dos exemplares foi custeada pela Secretária da Educação e com recurso próprio.
A iniciativa partiu da necessidade de envolver os jovens em programas escolares, fora de seu horário de aula e desenvolver neles o gosto pela leitura. Foram cerca de 500 horas de estudo com aproximadamente 700 alunos, monitorados pelos professores. Durante este período, foi feita uma busca em gêneros literários, poemas e títulos que realmente interessassem esses jovens.
“Podiam ler sobre o que gostam e até mesmo falar de sua história, narrar sua vida”, conta a professora Silvana Cristina Andrade, responsável pela da sala de leitura.
Após iniciar o projeto, a escola precisou se adaptar, a sala de leitura que era usada ficou pequena e então, tornou-se itinerante.
“Montávamos um ambiente com almofadas e bancos, um cenário todo especial para que fosse atrativo aos alunos e eles ficassem livres na hora da leitura. Na maioria das vezes ocupávamos o pátio da escola, que é onde temos mais espaço”, contou a professora Tânia Aparecida de Oliveira.
Os alunos então foram colocados para reproduzir suas ideias, com poemas, crônicas e ilustrações. “Começamos a ver o potencial do trabalho desenvolvido e então decidimos publicar todo esse trabalho em um livro, selecionamos internamentos os trabalhos mais relevantes e começamos o projeto livro, que nasceu, deu certo, e hoje estará disponível para pessoas que queiram conhecer o talento de nossos alunos”, disse a professora Merces Castrequini, emocionada com o resultado positivo do trabalho e conta ainda que para 2015, o projeto continua e muito maior, indo além dos poemas e crônicas. “Agora estamos sonhando com um projeto interdisciplinar, que possa envolver alunos que tem habilidades também em outras matérias”.