São em média 90 serviços mensais, agenda de dezembro está lotada e há espera para consultas no mês de janeiro
Leidiane Sabino
Desde abril deste ano, o Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga participa do “Filho que ama, leva o pai ao Ame”, que tem a intenção de levar homens a partir dos 50 anos de idade para realizar check-ups de cardiologia e urologia. A campanha de prevenção e promoção de saúde incentiva os filhos dos pacientes a levarem seus pais no médico e, na cidade, já conseguiu atender 495 homens.
Lançado em março, pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o programa tem adesão expressiva na cidade. “A nossa avaliação é excelente, visto que todas as vagas até dezembro de 2014 estão preenchidas e já há pacientes aguardando a agenda de janeiro de 2015. Além disso, nos últimos três meses obtivemos uma média de 90 atendimentos mensais, o que representa que o homem está se preocupado com a sua saúde e procurando o Ambulatório para a prevenção, o que justamente é o foco dessa campanha”, disse a gerente do Ame de Votuporanga, Marilza Cardi.
Como funciona
O agendamento é feito em duas etapas. Todo paciente interessado será atendido aos sábados e poderá agendar por telefone, no mês do aniversário, os exames e consultas, sem a necessidade de prévio encaminhamento. Depois disso, passará por uma consulta de enfermagem que envolverá avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de uma bateria de exames laboratoriais de sangue, por exemplo.
Feito isso, é agendado retorno para o sábado seguinte, para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso o paciente apresente alguma anormalidade, é encaminhado para outros exames, acompanhamento e tratamento, conforme a rotina de atividades comuns do Ame.
O programa “Filho que ama, leva o pai ao Ame” acontece por tempo indeterminado e pretende realizar, em todo o Estado, aproximadamente 24 mil check-ups anuais de cardiologia e urologia. O atendimento ocorre em 21 Ames (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de São Paulo.
Os pais e os filhos podem efetuar o agendamento através do telefone 0800 779 0000.