Cerimônia, realizada na noite de ontem, reuniu gestores, docentes e colaboradores do Centro Universitário de Votuporanga
A Unifev – Centro Universitário de Votuporanga realizou, na noite do dia 24, o lançamento do seu primeiro livro sobre Educação: Caminhos pelos quais passa a Educação. O evento, que aconteceu no Memorial Unifev, reuniu gestores, docentes e colaboradores da Instituição.
A obra, que reúne artigos de dez docentes pesquisadores da Unifev, bolsistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), aborda a formação docente e a dinâmica do ensino emancipador.
Autores e docentes convidados, estes últimos responsáveis por apresentar e prefaciar o material, definem a compilação como um convite a voltar o olhar para diferentes visões da educação, principalmente, no que tange à dinâmica da formação docente, “em um momento em que o governo se pauta na necessidade de resgatar a valorização do profissional, investindo na sua formação e definindo o estilo de garimpar no terreno da educação”.
Durante a cerimônia, o organizador do livro, Prof. Dr. Edson Roberto Bogas Garcia, ressaltou a importância da integração entre os autores para a concretização do projeto.
“Pensamos da mesma maneira e estamos em plena sintonia quando o assunto é Educação. Esses fatores tão fundamentais para o sucesso de uma obra estiveram presentes durante todo o processo, e o resultado é realmente fantástico. O que nos aproxima é a imensa vontade de melhorar o ensino regional e nacional do nosso país. Agradeço a Unifev por todo o apoio que recebemos para a concretização deste livro”, contou Edson.
De acordo com o Reitor do Centro Universitário de Votuporanga, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, o livro chega em um momento propício, em que os olhos do governo estão mais voltados para o sistema educacional brasileiro.
“Recentemente, estive em Goiânia para um evento da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), que reuniu diversas autoridades de renome no cenário educacional do Brasil. Lá, discutiu-se muito a importância da valorização do ensino básico. O livro, lançado hoje pela nossa Instituição, é um estímulo para um debate mais aprofundado. Ele também serve de pausa para uma reflexão necessária. A Unifev está nesse caminho pelo qual passa a educação, e nós temos um grande orgulho do trabalho que está sendo realizado”, concluiu Matarucco.