João Dado (SDD) toma posse dia 1º de janeiro no Palácio dos Bandeirantes como secretário de Emprego e Relações do Trabalho
João Dado é o novo secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo
Fábio Ferreira
fabio@acidadevotuporanga.com.br
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), definiu na tarde de ontem mais três novos secretários para o seu próximo mandato. Entre eles está o nome de João Dado (SDD), que assumirá a secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Os deputados Floriano Pesaro (PSDB) e Arnaldo Jardim (PSS), comandarão, respectivamente, a pasta de Desenvolvimento Social e Agricultura. A decisão saiu após reuniões do governador com líderes de partidos de sua aliança.
Dado, que não conseguiu a reeleição e estava como primeiro suplente do Solidariedade na Câmara Federal, vai substituir Tadeu Morais, secretário do Trabalho desde o ano passado. A pasta está sob comando de aliados do presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, desde 2012, como parte de um acordo costurado com Alckmin em troca do apoio à campanha de reeleição.
Em conversa com a reportagem do jornal A Cidade, Dado se mostrou honrado pelo convite de Alckmin e falou sobre sua expectativa no novo cargo. “É uma secretaria bastante forte, que não tem um orçamento grande, mas tem muitas ações envolvidas. Para mim, está sendo um chamamento do partido para representação junto ao governo. Vou procurar dinamizar e ampliar os recursos para os programas que contemplam pessoas que não têm oportunidade de trabalho no estado de São Paulo”, disse Dado.
O parlamentar comentou sobre o que mais o agradou no novo desafio. “É uma pasta muito ligado ao lado social. E trabalho é a base de qualquer pessoa hoje em dia. Temos por exemplo o Banco do Povo, que é ligado a pasta e faz financiamentos a juros baixíssimos para pessoas mais carentes”, afirmou.
Demonstrando conhecimento sobre a futura função, Dado explicou sobre os programas e projetos que a secretaria de Emprego e Relações do Trabalho desenvolve. “A maioria dos programas é em benefício a pessoas que estão sem ocupação. O Governo do Estado presta uma ajuda a essas pessoas para retornarem ao mercado de trabalho. Inicialmente, elas começam a trabalhar em ações vinculados a Prefeitura de São Paulo e depois fazem um treinamento de qualificação para algum tipo de trabalho”.
A secretaria também é responsável pelos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador). Estes têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos. Os PATs foram implantados em 1994. Hoje, a rede estadual, dividida em 21 Centros Regionais, é composta por 250 unidades.
A posse de João Dado, ao lado dos outros secretários e do próprio governador, está marcada para acontecer no dia 1º de janeiro, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes. Geraldo Alckmin pretende fechar o desenho de seu primeiro escalão de secretariado até a próxima terça-feira (30/12).