Isabela Jardinetti
A conquista do 2º lugar no ranking paulista do Selo Verde Azul rendeu para a Saev Ambiental um voto de congratulação feito pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Eliezer Casali (PV). O gestor de meio ambiente Luiz Gustavo Gallo Vilela e a equipe da autarquia receberam a homenagem nesta segunda-feira.
Durante o programa Jornal da Cidade, Gustavo também acompanhou o superintendente Oscar Guarizo e comentou sobre a conquista par ao município. “Este prêmio do Município Verde Azul existe desde 2008, e desde a primeira edição viemos subindo a cada ano. Em 2012 ficamos com o 30º lugar, no ano passado em 9º e este ano em 2º”, disse.
Ele falou de algumas ações que foram feitas nesses anos para a conquista, como ter 100% do esgoto tratado na cidade. “O esgoto tem que estar tratado para receber o selo, em 2009 até tivemos uma pontuação, mas ainda não tínhamos o esgoto, já em 2010, pela primeira vez, conseguimos o selo. São vários fatores que contribuem para que este selo seja alcançado, o primeiro é o esgoto tratado, depois os resíduos sólidos, que tem que ter um aterro sanitário e a educação ambiental. Na verdade são 10 diretrizes e Votuporanga conseguiu nota máxima em tudo”, pontuou.
O gestor falou que um dos quesitos mais difíceis de ser trabalhado é o da biodiversidade. “Nele tem uma série de coisas importantes e diferentes, como, por exemplo, uma área de soltura de animais, Votuporanga e a maioria das cidades não tem. Outro quesito importante é a arborização urbana, por isso estamos focando nisso”.